quarta-feira, janeiro 31, 2007

Dicas para evitar fraudes em campanhas de links patrocinados.

Fraude em links patrocinados: como fugir dela
Webinsider: 30 de janeiro de 2007, 20:02

Há fraude quando o concorrente do anunciante clica demais nos anúncios para queimar a verba do inimigo. Ou o próprio site que anuncia clica em tudo para ganhar mais.

Por
Ricardo Vaz Monteiro (clique e veja outros artigos publicados)

Os links patrocinados, nova modalidade de publicidade online onde o anunciante paga apenas quando uma pessoa clica em seu anúncio, tem na fraude uma séria ameaça.
A disseminação de fraude nos links patrocinados colocaria em risco toda a indústria que está se formando ao redor desta nova forma de anunciar. O Google e o Yahoo! declaram que lidam com a fraude com a máxima seriedade possível e tentam exterminá-la.

A fraude nessa modalidade ocorre quando alguém clica no seu anúncio sem ter interesse real no seu produto. As situações mais comuns de fraude são:
a) Quando seu anúncio é exposto e clicado pelo seu concorrente com o objetivo de fazer com que você gaste todo seu orçamento sem ter no entanto nenhum retorno.
b) Quando seu anúncio é exposto na rede de parceiros do Google ou do Yahoo e o próprio parceiro clica nos anúncios que são apresentados no seu site com o objetivo de receber parte da receita proveniente da sua campanha.

No primeiro caso, os únicos possíveis interessados em cometer a fraude são seus concorrentes, ou seja, uma lista definida e limitada de empresas. Porém como seus próprios concorrentes também veiculam campanhas de links patrocinados, o medo de ser descoberto e banido do sistema deve inibir as ações menos éticas.

Já no caso da rede de parceiros, o problema da fraude é bem mais sério. Qualquer empresa ou indivíduo que possua um site ou blog pode participar da rede de parceiros do Google (Adsense) ou do Yahoo. Caso você nem possua um site e possua apenas o registro de um domínio, poderá utilizar serviços de páginas estacionadas (exemplo: http://www.TrafficClub.com) que apresentam um site dinâmico com anúncios destes instrumentos de pesquisa. Vale lembrar que não há um critério rigoroso de análise de cadastro para participar da rede de parceiros, qualquer um pode se filiar. A rede de parceiros é vasta e cresce a cada dia.

O objetivo da criação da rede de parceiros foi clara: Google e Yahoo ampliaram sua capacidade de distribuir anúncios e sua abrangência.
O parceiro se torna “sócio” do instrumento de pesquisa nessa empreitada porque recebe parte da receita proveniente dos cliques realizados nos anúncios que são apresentados no seu site.
O problema reside no fato de que o interesse do parceiro é maximir seus ganhos, e basta que alguém ou algum software visite seu site e clique em um anúncio para que uma pequena parte desta receita seja destinada ao parceiro… Como a rede de parceiros é ampla e abrangente ela certamente contém diversos tipos de parceiros.

Preocupação para quem anuncia em grande volume
Existem na internet sistemas chamados de Clickbots, softwares que simulam a visita a um site e cliques em um ou mais anúncios. Este tipo de sistema torna quase impossível a detecção deste tipo de fraude e ela pode ser realizada de forma automatizada.
Caso o parceiro tenha menos conhecimento tecnológico, poderá contratar uma empresa PTR (Pay-to-Read Companys). Essas empresas pagam para que seus usuários visitem sites na internet, porém funcionam na verdade como grandes redes de usuários dispostos a ler a clicar em anúncios. Esse caso em especial torna quase impossível a detecção da fraude visto que ela é executada de forma não automatizada e portanto de forma não regular.

Como combater

Existem algumas precauções para minimizar a fraude nas campanhas de links patrocinados:
» Focalize sua campanha. Procure cadastrar frases com pelo menos duas palavras-chave.
» Palavras-chave com apenas uma palavra são mais suscetíveis à fraude.
» Evite palavras-chave muito óbvias.
» Utilize um sistema anti-fraude, o mais conhecido é o ClickAuditor.
» Desligue a opção de apresentação dos seus anúncios na rede de conteúdo do Google ou Yahoo.
» Analise seu log de visitas. Caso seu site possua um sistema de análise estatística dos logs de visitas, olhe a sessão “Principais visitantes”. Essa sessão lista por endereço IP os principais visitantes. Em seguida passe os endereços IP com mais de 50 visitas por mês para o Adwords para que eles verifiquem se os cliques provenientes destes endereços não são fraudulentos. O sistema mais conhecido e difundido de análise estatística dos logs é o Webtrends. Verifique se sua empresa de hospedagem disponibiliza este sistema para você.
» Sob nenhuma hipótese clique nos anúncios de seus concorrentes. A fraude deve ser combatida em todas as frentes. Caso o Yahoo/Google perceba que você tentou fraudar a campanha de seus concorrentes você pode sofrer consequências legais e ser banido do sistema.

Não caia nessa!


[Webinsider]

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segunda-feira, janeiro 29, 2007

Bellecour Ecoles D´Art



Bellecour é uma das melhores escolas de arte da França, tem um ótimo site que vale a pena conferir. Muito bom :D

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segunda-feira, janeiro 22, 2007

Acessibilidade merece destaque no Vista (Microsoft).



Muitas idéias que não deram certo antes do chamado "rompimento da bolha" agora, graças aos avanços tecnológicos e também pela popularização dos acessos via banda larga, estamos tendo acesso a projetos como este do Vista. Hoje é comum ver sites com recursos tão complexos que antes só poderiam existir em CD-rom ou em versões para desktop.

Este vídeo demonstra o recurso de reconhecimento de voz do Vista, com foco na acessibilidade, parece ser tão preciso que abre espaço para outras opções de interatividade. Imagino isso em games, hotsites promocionais e outras atividades explorando este recurso.
A revista INFO deste mês traz o Vista na capa. A matéria está muito boa. Vale a pena dar uma olhada.

;)

Abs

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Nike Air - by AKQA

Este é o hotsite da Nike que comentei no post anterior.
Aqui você comanda os efeitos do vídeo através do teclado e dá uma de diretor de arte. Vale a pena experimentar as duas versões para ver a criatividade dos efeitos, tanto na versão running (azul) quanto na basquete (vermelha).

http://www.nike.com/nikeair/us/

Até mais.

[ ]s

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Hotsite produzido pela AKQA apresenta o TREO da Palm


Neste hotsite as funcionalidades do novo aparelho da Palm são representadas no vídeo, por meio de ilustrações/interferências de forma criativa e divertida. Aliás, interatividade, criatividade e inovação são marcas registradas da AKQA.
No próximo post mostrarei um outro hotsite que eles produziram para a Nike.

Até mais.

:D

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sábado, janeiro 13, 2007

Esqueça a minha Caloi! Eu quero um iPhone! (2)


Pois é, mais uma vez os concorrentes ficaram comendo poeira. Eu diria que uma geração de distância, pelo menos.

A Apple, ao lançar mais esta maravilha, outra vez coloca no mercado um produto que já nasce como um marco. Exemplo máximo de usabilidade, qualidade, design, valor percebido, etc. etc. etc.
A Apple mais uma empresa de tecnologia, é "A" empresa.
Para quem não sabe, os circuitos que compõem a placa de um aparelho de celular é bastante complexa e não é nada fácil integrar os serviços de telefonia, música, internet, vídeo em um aparelho tão pequeno. Daí você pode dizer: "mas o meu celular já faz tudo isso!".

Então eu te pergunto, com a mesma praticidade? Com a mesma qualidade de som e imagem? Com a mesma velocidade?
Ah, já estava me esquecendo, por acaso o seu aparelho tem como marca uma "maçãzinha"?...
Pois é, ainda tem essa. Não é mesmo por acaso que a Apple se mantém, com toda justiça, como uma das marcas mais desejas pelos jovens do mundo inteiro.

Agora é inevitável controlar a ansiedade e começar a pensar nas dezenas de derivados que certamente aparecerão. Não apenas de acessórios, mas também de serviços, novas possibilidades, inclusive de mídia e até mesmo de games.
Só para instigar os adoradores de gadgets como eu, já há rumores de um projeto para transmitir os vídeos do iPhone para a TV. Seria o iTV ou algo assim. Funcionaria como uma daquelas bases de iPods para caixas acústicas, mas agora com conexão para TVs e/ou monitores.

Bem, acho que é isso. Se souberem de algo, mais, mandem pra cá.

Aguardo seus comentários, ok?

Um abraço e até mais,

Marcelo Andrade

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sexta-feira, janeiro 12, 2007

Apple Phone - Iphone - reportagem da CBS

Apple Phone - Iphone - Phil Schiller / CBS.


iPhone combina três produtos — um telefone celular revolucionário, iPod com visor em formato wide com comandos por toque (touchscreen), e um poderoso dispositivo de comunicação com acesso a Internet , desktop-class email, web browsing, mapas, and busca — tudo isso em um pequeno aparelho que cabe na palma da mão. O iPhone vem para redefinir completamente tudo aquilo que conhecemos sobre aparelhos celulares e a sua participação em nosso contidiano. O que podemos fazer com o celular e o que ele pode nos oferecer.

iPhone features compilation

Compilação de vídeos disponibilizados no site da apple: www.apple.com/iphone.

Esqueça a minha caloi! Eu quero um iPhone.


A Apple mostra, enfim, o seu telefone celular. Segundo palavras do próprio Steve Jobs, o iPhone congrega um iPod com tela widescreen, um telefone celular e um comunicador de internet.

Álbuns


O iPhone roda sistema operacional Mac OS X e não possui teclado - o usuário digita números telefônicos ou escolhe canções e filmes por meio do sistema Multi-Touch em sua tela de 3,5 polegadas sensível a toque

Menus


O iPhone ainda usa conectores de sincronização e de fone de ouvido padrões do iPod, traz câmera fotográfica de 2 megapixel e conta com apenas um botão em sua parte frontal que, segundo Jobs, leva
o usuário ao menu principal.

Sensores


A tecnologia, segundo a Apple, aproveita sensores espalhados no iPhone para que o a música pare de tocar automaticamente quando o usuário aproximar sua orelha ao celular para atender uma ligação.


Preço

O iPhone estará disponível nos Estados Unidos a partir de junho em modelos de 4 GB e 8 GB, com preços sugeridos de 499 dólares e 599 dólares, respectivamente, com contratos de dois anos com a Cingular (http://www.cingular.com/home)

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domingo, janeiro 07, 2007

2007, aqui estamos nós! (conheça o Flixter)

Olá pessoal,

Estou de volta. Tirei alguns dias para recarregar as baterias no Rio de Janeiro. Sim, apesar de tudo, ele continua lindo... :)

Este ano promete! Continuo com os meus "freelas", mas como estou em "fase de namoro" com algumas agências, pelo jeito, logo terei novidades (se Deus quiser).

Bem, vamos lá. 2007, aqui estamos nós.

Para começar quero falar sobre uma tendência que está cada vez mais forte.
Como vimos em 2006, o conteúdo não é mais propriedade das empresas, ele agora pertence aos usuários. Pensando bem, muitas vezes o conteúdo é o próprio usuário. Nunca Andy Warhol foi tão citado ou esteve tão em moda. Agora, todos podem se tornar autores, escritores, artistas, diretores, cineástas, ficarem "famosos" ou simplesmente se manifestarem sem esta pretenção, sem esperar nada em troca, apenas para deixar registrado, seja no site da marca preferida, em um portal, no fotolog ou ainda em uma página pessoal do já vovô Orkut.
A maior prova disso foi a popularização dos sites de conteúdo social ou se preferir, de inteligência coletiva. Em minha opinião, os maiores destaques são o Wikipédia, Flickr e You Tube, sendo este último sem dúvidas o maior destaque.

Nos Estados Unidos esta onda vai longe. Separei um exemplo que achei interessante.

Poderia ser um "Orkut para cinéfilos" (como disse a Alessandra Caneiro do G1) ou uma nova versão Flickr, mas agora para o mundo do cinema.

Estou falando do Flixster:




Depois de se cadastrar você poderá escolher seus filmes preferidos e cotar os títulos mencionados pelo site e ainda fazer parte de comunidades de acordo com o seu gosto cinematográfico. Além disso, o serviço funciona como um ótimo "termômetro" de filmes e ajuda a escolher o seu próximo filme (cinema e DVD).

Espero que gostem...

Até mais.

[ ] s

Marcelo Andrade

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