quarta-feira, novembro 07, 2007

Contra a Facebook-fobia, use OpenSocial

OpenSocial é o novo serviço do Google, criado para competir com o Facebook. É o resultado do medo que o Google tem de perder mercado para o pequeno e forte concorrente.

Por Matheus Zeuch

O que é?
O OpenSocial será um serviço que disponibilizará APIs e servirá de padrão para que qualquer rede social se integre e interaja com outras. Qualquer pessoa poderá fazer aplicações para o OpenSocial, e essas aplicações poderão ser utilizadas em qualquer rede social que adote o modelo.
O
Facebook faz isso. Uma pessoa pode desenvolver uma aplicação para exibir seu álbum de fotos do Flickr no seu perfil do Facebook, por exemplo, e ainda disponibilizar para que outras pessoas utilizem a aplicação também.
Mas o Facebook só permite que as aplicações criadas rodem no próprio Facebook, e não em outros sites. Essa é a principal diferença para o OpenSocial, que simplificará o desenvolvimento e permitirá que qualquer pessoa crie novas aplicações ou utilizem as aplicações criadas em seu site.


A verdade é que o Facebook cresceu muito nos últimos tempos. Seu criador, Mark Zuckerberg, recusou proposta de um bilhão de dólares e agora o site vale U$ 15 bi. Google e Microsoft brigaram para comprar a empresa, mas não conseguiram, e isso assustou a gigante Google.

O fato do Orkut não estar entre as redes sociais mais populares (fora do Brasil ele não é tão forte) somado com a recusa da aquisição do Facebook, fez com que o Google criasse o OpenSocial, que
deve ser lançado em breve.
E o que vem depois?
Aplicações integradas são tendência na web2.0. Uma eficiente API global tem grandes chances de virar padrão para novas aplicações na web, e muitos serviços novos devem surgir. Além disso, essa é uma boa oportunidade para desenvolvedores expandirem seus sistemas e criar extensões para a nova web.
Este é mais um caso de oportunidades criadas a partir de disputas entre empresas concorrentes. Quem ganha somos nós.


Post original: http://webhorizon.com.br/matheus/2007/10/contra-a-facebook-fobia-use-opensocial/