quinta-feira, outubro 04, 2007

Entrevista ao blog Mobilizado: Falando sobre Mobile Marketing

Texto publicado originalmente no blog Mobilizando:
http://leonardoxavier.typepad.com/mobilizado/2007/10/entrevista-marc.html


2/out/2007
"Entrevista: Marcelo Andrade, Tribal


Marcelo Andrade é Mídia na Tribal e grande entusiasta do mobile marketing. Já realizamos uma ação para Mercedes, nos meus tempos de Tellvox.

Abaixo, a riquíssima entrevista:

Por que mobile marketing?
Pela característica única que este meio de comunicação oferece: A portabilidade da mensagem. Após o impacto, se relevante, ela literalmente acompanha o usuário. Isto sem contar no potencial viral que uma campanha pode ter. Há pessoas que podem esquecer a carteira em casa, mas não deixam o celular. Porém, quando falamos em Mobile marketing, não podemos pensar apenas em telefone celular. Temos ainda os Smartphones, MP4/MP3 Player e Notebooks. O celular aparece como o carro-chefe, que torna o Mobile marketing uma forma de comunicação com alcance impressionante, afinal há mais celulares hoje que PCs! Há alguns estudos indicando que no Brasil já ultrapassamos a marca de 100 Milhões de aparelhos ativos. Isto já não é uma questão de entusiasmo, é algo que qualquer profissional de comunicação não pode ficar indiferente.Não é por acaso a movimentação do gigante GOOGLE em relação às aplicações para Mobile.

Quais as principais barreiras que vc encontra no dia-a-dia do mercado?
Além da questão da velocidade de conexão e o valor cobrado pelas operadoras pelo volume de dados trafegados que eu acho elevado, ainda há alguns anunciantes/clientes que vêem o mobile marketing como algo voltado apenas para o público jovem.

Como esta o nível de entendimento e interesse dos clientes?
Vejo que hoje há mais abertura para propostas e interesse por cases e resultados, mesmo que seja de empresas de outros segmentos de atuação.
Aponte um case nacionalA FIAT fez duas ações que gosto muito. A primeira foi aquela no cinema, onde o usuário podia votar e escolher o final do comercial. A segunda é o lançamento do FIAT Punto.
E um internacionalO Lançamento do NIKE AIR FORCE 1.
Uma tendênciaA característica multifuncional do aparelho celular, deixando a função ligação/voz como algo cada vez menos importante.Um vendedor poderia um dia dizer: “Senhor, este celular produz vídeos e fotos em alta resolução, tem agenda, TV, rádio, MP3, MP4, jogos, mapa de localização, conexão via wap, bluetooth, wi-fi, além de medir a pressão arterial e a taxa de glicose. Ah, também faz ligações”.

Mais sobre campanha
Fiat Punto e Fiat em Cinema.

Mais sobre Nike Air Force I."
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leo, valeu pelo papo. :)

Espero você por aqui também.

Abração