sábado, janeiro 19, 2008

Quem viver verá: Em 2020, 80% das mídias serão digitais, diz pesquisa.

Após as fases 1 e 2 da Internet, o mercado já começa a se preparar para a terceira geração. O momento atual, classificado como Web 2.0, consiste em um ambiente colaborativo com a interação dos internautas. Porém, os planos e pesquisas mostram previsões mais ambiciosas e afirmam que a evolução ainda tem espaço para ampliação. Estudo realizado pela consultoria OgilvyOne, nos EUA, prevê que até o ano de 2020, 80% das mídias serão digitais. A especialista Nova Spivack também é otimista e espera que a Web 3.0 se fixará como a nova onda entre os internautas em apenas dois anos.

A terceira fase da Internet consiste essencialmente em uma melhor organização de todo o conteúdo disponível. Ou seja, por meio dela, as buscas serão mais eficazes e o internauta
Para Eduardo Favaretto, presidente do iBUSCAS e especialista em Internet "na prática, a interoperabilidade dos dados criará uma nova forma de integração e uso de documentos, arquivos e serviços que fazem parte de nosso dia-a-dia, a semântica criará uma ruptura daquilo que atualmente diferenciamos como acesso web e acesso local e neste novo cenário também teremos agregado a inteligência artificial".

Segundo Tim Bernes-Lee, pesquisador inglês reconhecido como o criador da web, "a Web Semântica trata da integração da informação. Quando ela chegar nos próximos anos, as coisas serão usadas de forma que nós ainda nem sequer conhecemos agora".

O estudioso do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) informa que já está em fase de desenvolvimento uma linguagem comum, pela qual as máquinas conseguirão refinar as buscas, travar diálogos entre si, cruzar dados, uma vez que estarão programadas para trocar informações e oferecê-las sob uma interface customizada ou específica para cada usuário. A terceira geração da Internet será capaz de dar respostas, como se fosse um conselheiro, responderá a perguntas concretas, cruzando informações, estabelecendo valores e classificações.

Redação Adnews

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