terça-feira, setembro 25, 2007

Google solicita aprovação da UE à aquisição da DoubleClick.

Google solicitou permissão às autoridades regulatórias da competição na União Européia para adquirir a rival DoubleClick por 3,1 bilhões de dólares. A proposta gerou controvérsia imediata.
A Comissão Européia anunciou que havia estabelecido um prazo até 26 de outubro para revisar a transação. Quando a data chegar, ela pode aprová-la, prorrogar seu prazo de avaliação por duas semanas ou iniciar uma investigação em profundidade com quatro meses de duração.

"Estamos solicitando que a Comissão Européia estude a aquisição proposta. Acreditamos que essa transação seja positiva tanto para os usuários quanto para os anunciantes, e que promova a concorrência", disse Julia Holtz, advogada do Google para questões de computação, à Reuters.

Mas o rival Yahoo imediatamente divulgou comunicado sobre o acordo, apelando por uma revisão em profundidade.

"A transação suscita questões importantes sobre o futuro da publicidade na internet. Essas questões merecem debate e revisão aprofundados, por uma ampla gama de operadores de sites, anunciantes, provedores de acesso e governos, na Europa e em outras regiões," disse Toby Copel, diretor executivo do Yahoo Europe.

Outros concorrentes, como a Microsoft e o Yahoo solicitaram que as autoridades antitruste dos Estados Unidos observem com atenção a aquisição proposta, alegando que o Google teria controle demasiado sobre o mercado de publicidade on-line caso ela aconteça.A Comissão já enviou questionários a concorrentes e clientes perguntando sua opinião sobre a transação.A DoubleClick opera no setor de publicidade on-line, como o Google, um serviço de buscas na web.

A DoubleClick conecta agências, anunciantes e operadores de sites, e tem mais de 1,5 mil empresas como clientes.

O Google já apresentou documentos sobre a aquisição à Federal Trade Commission dos Estados Unidos e às autoridades de regulamentação da competição na Austrália.

Fonte: Reuters24/09/2007

Marcadores: